A Inclusão de Crianças com Deficiência através das TICs



“Todos os alunos devem aprender juntos sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentam.” (Declaração de Salamanca, 1994).


    Dentre os desafios enfrentados pelos professores com relação as TICs – além da precisão de estar sempre atualizado e em formação contínua – está a inclusão de crianças com deficiência nesse processo, que só se torna eficaz quando o docente sabe fazer o uso e compreende qual é a ferramenta tecnológica necessária para a determinada dificuldade que o aluno precisa superar.  Em um artigo intitulado como “A inserção das TICs na educação inclusiva: desafios e possibilidades”, de Cristiane Maria da Silva Campos e Maria Núbia Pessoa, mestrandas em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, em Braga (Portugal), ambas falam sobre um trabalho que realizaram em uma escola pública da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, com uma criança que tem Síndrome de Down. O estudo feito pelas mestrandas consistiu em entender a síndrome, as limitações da criança e compreender que as tecnologias podem ser usadas como adaptações de acessibilidade. Além disso, claramente, o processo não foi fácil no início, mas elas conseguiram resultados positivos após reflexões e uma revisão da prática pedagógica que estavam inserindo, porque aí está o desafio de ser um professor: estar sempre em construção e reconstrução na forma de ensinar e integrar os estudantes no processo educativo eficaz. 


Para a leitura do artigo, baixe o arquivo clicando na imagem abaixo:



 Inserção das TICs na Educação Inclusiva

Bibliografia:
CAMPOS, Maria da Silva; PESSOA, Cristiane Maria. Inserção das TIC na Educação Inclusiva. Santa Catarina. Revista Eduesc, 2018.


Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho. São muito desafios pela inclusão e que possamos usar as Tics a nosso favor na educação.

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